sábado, 2 de junho de 2007

Religiosidade no Feminino

TEMA: RELIGIOSIDADE NO FEMININO
Desde os primórdios, a história dos Açores está intimamente ligada à vida da Igreja Católica. Ao longo dos séculos, esta proximidade fez com que a cultura açoriana se caracterize por uma vivência religiosa muito profunda e particular.
Durante o ano de 2007, Maio é o mês em que decorrem as duas festividades mais marcantes e importantes na vivência do povo açoriano: a Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em São Miguel, e a Festa do Espírito Santo, em todas as Ilhas do arquipélago.
Qual tem sido o papel da mulher numa Igreja cuja hierarquia continua a excluir a sua participação activa? Qual a perspectiva de outras religiões sobre esta questão? Participe no debate e aprecie os “Olhares de Duas Artistas Luso-americanas”, uma exposição de Maxine Olson e Marlene Angeja, cujas obras abordam, de formas distintas, as temáticas da religião e da espiritualidade, e do ser luso-descendente.


Quarta-feira, dia 30 de Maio
Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada
Largo dos Mártires da Pátria

21h00 Inauguração de Exposição de Pintura:
Olhares de 2 Artistas Luso-Americanas
Obras de Marlene Angeja & Maxine Olson
Berta Cabral – Abertura da Sessão
Rosa Simas – Apresentação da Exposição

21h30 Painel: A Dimensão Feminina das Religiões
Reflexão:
Padre António Cassiano – “A Mulher na Igreja Hoje”
Doutora Piedade Lalanda – “Sociedade, Igreja e Mulher”
Padre Cipriano Pacheco – “A Mulher na Bíblia”
Debate:
Irmã Fernanda Manso – Congregação das Doroteias
Pastor Sidónio Lança – Igreja Adventista
Irmã Maria Diogo – Congregação do Bom Pastor
Pastor Sérgio Furtado – Igreja Presbiteriana


Maxine Olson, nos Açores

Maxine Olson, que viajou da Califórnia para estar connosco, por ocasião da Exposição de Pintura: Olhares de 2 Artistas Luso-Americanas, e do Painel/ Debate: A Dimensão Feminina das Religiões, vai também participar em outros eventos: no dia 30 de Maio pelas 10,30 vai estar com jovens estudantes da Escola Secundária Antero de Quental, no dia 31 segue para as Flores e de novo em São Miguel participa, a 8 de Junho, numa Noite da Igualdade promovida pelo CIPA – Novo Dia, em Ponta Delgada.




UMAR Açores




(Maxine Olson, Statement at
http://www.cla.purdue.edu/WAAW/Ressler/artists/olsonstat.html)

www.mangeja.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora a Igreja Católica Oficialmente não manifeste grande abertura à participação das mulheres nas suas festividades, elas próprias vão quebrando barreiras, ultrapassando obstáculos impostos por hierarquia massivamente masculina: As mulheres são, por exemplo, cada vez mais visiveis nos Impérios. As freiras vão-se também abrindo à comunidade, o que é muito importante.