sexta-feira, 16 de março de 2007

Mulher de Avental


Nas classes populares a dona de casa era a personagem principal e maioritária. Esta tinha múltiplas funções, sendo de destacar o facto de “dar crianças ao mundo” e cuidar delas, como também de toda a família, preparando as refeições; buscando e trazendo a água em condições; tratando do aquecimento e da limpeza da casa; e cuidando da roupa, que era lavada no tanque, transformada e remendada.
Uma dona de casa das classes populares deveria ser no seu lar boa mãe e esposa responsável. Adicionalmente, a dona de casa esforçava-se por trazer à família um salário de apoio, proveniente de serviços que ela efectuava como criada em casas da pequena ou da média burguesia (a confeccionar as refeições, servir à mesa, lavar a roupa, entre outras actividades), ou então entrava em pequenos negócios como outras mulheres.
O traje da dona de casa ou da criada era, assim, da maior simplicidade: uma blusa, uma saia e naturalmente o avental. Este era usado para lavar roupa, limpar a casa, cozinhar, ou até mesmo para servir à mesa.
O que hoje faz parte do traje tradicional micaelense, como por exemplo o avental tecido no tear ou bordado em linho, que se vende nas lojas de artigos genuínos dos Açores, era usado no dia-a-dia e em tecido vulgar.
O avental mais requintado era vestido em ocasiões especiais como nas tarefas caseiras durante as festividades religiosas da freguesia, ocasião em que se recebia convidados. Ostentar um avental bonito e limpinho era motivo para a dona de casa ficar orgulhosa.
No entanto, a emancipação da mulher também teve reflexos no traje e na moda. A dona de casa ou a criada subiram as saias, que passaram a ser mais justas e cair a direito. A moda de Paris ditou que as mulheres utilizassem-se as saias calças e as mini-saias. Os vestidos tornaram-se mais curtos e as meias realçam as pernas. Os tecidos tornaram-se mais leves, revelam discretamente a linha do corpo.
Assim, abandonaram o espartilho e generalizou-se o uso de soutiens e calcinhas. Assistiu-se ao corte do cabelo curto que ganhou a adesão de muitas mulheres.
Para as mulheres passou a contar a aparência física, por isso, é preciso cuidar do corpo através da ginástica e dos cremes. É também extremamente importante a maquilhagem, os cuidados com a beleza, e o uso do batom que cada vez mais passou a fazer parte da vida das mulheres.
Pode-se fazer acompanhar pelas amigas ou amigos, falar alto ou sorrir e desenvolver uma actividade física e intelectual. Usa o rímel ou lápis nos olhos e apara as sobrancelhas. As mulheres preocupam-se cada vez mais com a sua aparência sedutora.
Para isso contribuiu o consumo de revistas dirigidas ao público feminino com indicações sobre beleza e comportamento. Nos outros meios a difusão foi mais tardia. Efectivamente a explosão publicitária acelerou bruscamente a adopção pelo conjunto da população de práticas do corpo que médicos e revistas pregam entre nós.

Ana Isabel Sousa


in Açoriano Oriental, 15 de Março de 2007

Sem comentários: