quinta-feira, 5 de julho de 2007

As piratas da igualdade




No âmbito do Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades, o CIPA – Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade, inserida no Projecto “Nas Asas da Igualdade” da UMAR-Açores e em Parceria com as Descalças – Cooperativa Cultural, irá desenvolver uma actividade junto do público infanto-juvenil de ATL’s de S. Miguel que pretende abordar a questão da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens bem como realçar a importância do ambiente e da sua preservação.
Esta actividade denomina-se “As Piratas da Igualdade” e reza assim….Uma praia ou outro lugar bonito... É neste lugar que, orientadas pelos Guardiães, as crianças vão construir uma Cidade Desigual… Uma acção que decorre num imaginário onde a participação das crianças é dinamizada de maneira a se estabelecer uma relação interactiva. À volta de uma "história" teatralizada, interpretada e protagonizada pelas crianças na praia, a temática igualdade será abordada de forma lúdica, integrando o jogo e o teatro, a música e as artes plásticas.
A actividade decorre com o mar como horizonte e zonas protegidas da ilha como palco, procurando articular de forma pedagógica o respeito pelo ambiente, a valorização do mar e da orla costeira como cenário teatral, a promoção da Igualdade e a não discriminação. Entretanto, parece que a Cidade Desigual vai transformar-se... é que de longe, lá ao fundo no horizonte... vêm umas Piratas... de longe...
Essas Piratas, há muito tempo em viagem, querem transformar o mundo e as suas cidades desiguais ... com arte e muito jeito é isso mesmo que vão fazendo ... seu lema escreve-se nas suas acções ... "minha esperança é imortal. Sei que não vai dar para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final"
Datas de realização (Lotação limitada)
9 Julho Lagoa das Sete Cidades 10h
10 Julho Caldeira Velha 10h
12 Julho Serra da Tronqueira 10h30
17 Julho Ilhéu da Vila Franca do Campo 10h
18 Julho Praia da Ribeira Grande 10h
19 Julho Praia da Ribeira Quente 10h
20 Julho Praia das Milícias 10h

Sem comentários: